Quinta-feira, 28 de
Março de 2024
Cultura

Educação

Governador Carlesse afirma que novo auditório será utilizado para manifestações culturais e integração com a comunidade

ETI Elisângela Glória, em Palmas, recebe novo auditório com capacidade para mais de 400 espectadores

Foto: Márcio Vieira/Governo do Tocantins
post
O governador Mauro Carlesse destacou que é importante incentivar a aprendizagem da juventude tocantinense

11 setembro, 2019

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

Palmas (TO) - Os estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral (ETI) Professora Elizângela Glória Cardoso, de Palmas, contam com mais um espaço para desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas. Na tarde desta terça-feira, 10, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) entregou para a comunidade escolar um novo auditório. O espaço recebe o nome da professora Dalva Aparecida Santa Cruz Melo (in memorian) e tem capacidade para mais de 400 pessoas. A solenidade de inauguração contou com a presença do governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse e reuniu pais, estudantes e autoridades. O governador Mauro Carlesse destacou que é importante incentivar a aprendizagem da juventude tocantinense. “São diversas as possibilidades que os estudantes têm com essa estrutura, que contribui para manifestações culturais e a integração da comunidade, importantes para a formação do jovem”, afirmou. A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, falou sobre como a entrega do auditório irá beneficiar a comunidade. "Este é um espaço moderno, planejado e acolhedor que irá reunir parceiros, comunidade local e estudantes para a realização de diversas atividades. É um lugar que favorece o desenvolvimento educacional e a criatividade dos estudantes", ponderou.

Novas possibilidades

O espaço traz novas possibilidades para o ambiente educacional, conforme destaca o diretor da unidade escolar, Manoel Filho. “O auditório nos dá a possibilidade de realizar aulões e, ainda, de trazer atividades que eram feitas no pátio para cá como palestras, além de projetos culturais e uma infinidade de ações”, frisou. Os estudantes mostraram satisfação com o auditório. João Vitor Abreu, da 3ª série do Ensino Médio, contou que já está ansioso para utilizar o espaço. “O auditório aumenta a infraestrutura da escola, que já é grande. Nós vamos poder aproveitar para participar melhor dos clubes e disciplinas eletivas da escola, além de um excelente local para apresentar projetos”, disse. Já Maria Eduarda Cordeiro, também da 3ª série do Ensino Médio, falou das novas possibilidades. “Agora temos a oportunidade de desenvolver projetos de teatro de forma mais organizada, com um lugar grande, espaçoso e confortável”, elogiou.

Investimentos

A obra recebeu investimentos da ordem de R$ 860 mil para a construção, acabamento, aparelhamento, climatização e mobiliário. O espaço tem 733 m² construídos, incluindo hall de entrada, dois camarins, banheiros e estacionamento próprio.

Homenagem

O auditório leva o nome de Dalva Aparecida Santa Cruz Melo, nascida em 22 de julho de 1961, em Anápolis-Go. Ela morou 35 anos em Arraias, no sudeste do Estado. Quando adolescente, atuou como professora do jardim da infância; ingressou na educação básica na rede estadual de ensino do Tocantins e, ainda, integrou o quadro de servidores da Assembleia Legislativa do Estado. Na Secretaria de Educação, atuou como coordenadora e técnica de gestão educacional, exerceu as funções de coordenadora do Prêmio Nacional de Gestão Escolar/Prêmio Escola Comunitária de Gestão Compartilhada, coordenadora estadual do Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, multiplicadora do Progestão, coordenadora estadual do Curso de Formação para Coordenadores Pedagógicos, e participou de várias comissões, comitês e grupos de trabalho de implantação e implementação de programas e projetos da Seduc. Dalva faleceu no dia 22 de dezembro de 2016, deixando significativas contribuições para a educação do Tocantins.